Arquiteto Pedro de Almeida Carvalho - Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia - Loteamentos - Hotelaria e Turismo - Habitação

 

Voltar ao INÍCIO.

.

.

OBRAS E NOTÍCIAS

DESTACAMOS ALGUMAS OBRAS E NOTÍCIAS, RELATIVAS AOS NOSSOS PROJETOS OU INICIATIVAS. 

ESTA PÁGINA É ATUALIZADA PERIODICAMENTE, PELO QUE DEVERÁ SER CONSULTADA REGULARMENTE. 

SIGA-NOS TAMBÉM NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK, ONDE A INFORMAÇÃO INCLUI 

ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO E OUTROS EVENTOS DE INTERESSE:

 

..

Data da obra: 2014 - 2015

MORADIA EM SOLTROIA, TROIA, GRÂNDOLA

Empreiteiro:  JOVEOBRA, LDA

Moradia unifamiliar de tipologia T6-7, com piscina (sistema de tranbordo). Sala ampla (70m2) com mezanino intermédio; teto curvo de madeira "Hunter Douglas". Área de construção: 430m2. Obra a decorrer, mas já na fase final.

  

   

 

  

.

.

Data da obra: 2014 - 2015

ESCOLA BÁSICA 2+3 DR. JOÃO DAS REGRAS, MIRAGAIA, LOURINHÃ

Dono de obra:  CÂMARA MUNICIPAL DA LOURINHÃ

Empreiteiro:  COSTA & CARVALHO, SA

Construção de um edifício escolar (2º e 3º ciclos), incluindo campos desportivos exteriores (cobertos e descobertos) e bloco de balneários. Início da obra em abril de 2014 e conclusão prevista para junho de 2015. Numa segunda fase, a escola poderá vir a ser ampliada com um bloco para o 1º ciclo e jardim de infância, e um bloco para ginásio. Projeto de execução elaborado em parceria com "Aedificandi, Lda", com a execução do Projeto de Arquitetura (baseado em projeto-tipo da DRELVT) e Coordenação Geral do Projeto.

     

.

.

Data: Fevereiro de 2014

HOTEL INGLATERRA****, ESTORIL, CASCAIS (Medidas de Autoproteção-SCIE)

Cliente:  "José de Mello Pinto Basto - Hotel Inv. Lda"

Elaboração das Medidas de Autoproteção (SCIE), incluindo o edifício original do Hotel e a ampliação construída em 2013.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Data: 0utubro de 2013

ENTREVISTA ÁS REVISTAS "AMBITUR" E "PONTOS DE VISTA"

Duas entrevistas em que explicámos, em traços gerais, a nossa atividade e as características dos serviços de apoio técnico e consultadoria HOTEL UPgrade e HOME UPgrade.

Revista "AMBITUR" nº 263

.

Revista "PONTOS DE VISTA" nº 29

.

.

Data da obra: 2010 - 2012

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DR. VASCO MONIZ, BOM SUCESSO, VILA FRANCA DE XIRA

Dono de obra:  CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA

Empreiteiro:  LUSECA

Recuperação dos edifícios escolares existentes (blocos 3x3) e dos espaços exteriores, incluindo a construção de novos espaços desportivos e espaços para o jardim-de-infância.

(fotos em breve)

.

Data da obra: 2010 - 2011

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE SÃO VICENTE, TELHEIRAS, LISBOA

Dono de obra:  CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

Empreiteiro:  SÁ MACHADO & FILHOS, SA

Demolição da antiga escola, em pavilhões pré-fabricados, e construção de um novo edifício escolar, campos desportivos exteriores e um bloco para ginásio. A intervenção teve como ponto de partida a tipologia de edifícios escolares da DRELVT, tendo sido adaptados e alterados em função das necessidades da nova escola e das novas exigências regulamentares.  

 

.

.

Data da obra: 2010 - 2011

ESCOLA BÁSICA 2+3 PEDRO JACQUES MAGALHÃES, ALVERCA, VILA FRANCA DE XIRA

Dono de obra:  CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA

Empreiteiro:  HCI CONSTRUÇÕES, SA

Demolição da antiga escola, em pavilhões pré-fabricados, e construção de um novo edifício escolar, mantendo-se apenas o bloco 3x3, o campo desportivo e o bloco de balneários existentes. Mais tarde, a intervenção foi ampliada com a construção de um ginásio e um campo desportivo coberto. A intervenção teve como ponto de partida a tipologia de edifícios escolares da DRELVT, tendo sido adaptados e alterados em função das necessidades da nova escola e das novas exigências regulamentares. 

(fotos em breve)

.

Data da obra: 2007 - 2008

LOJA STAPLES OFFICE CENTRE, TORRES VEDRAS

Dono de obra:  OFCEP - OFFICE CENTRE DE PORTUGAL, LDA

Nesta loja Staples, tentámos imprimir um aspeto e dinâmica diferentes do habitual na maioria das lojas daquela rede. A nossa intervenção correspondeu à execução dos projetos de arquitetura e de arranjos exteriores, integrando a equipa coordenada por "Eduardo Cavaco, Lda", embora, em obra, o projeto de arranjos exteriores não tenha sido cumprido no enquadramento com a zona envolvente. 

  

 

.

.

Data da obra: 2005 - 2007

MORADIAS EM BUCELAS, LOURES

       

.

.

Data da obra: 2004 - 2007

"MIRADOURO DO CASTELO" (Restaurante e Alojamento), CASTRO LABOREIRO, MELGAÇO

Requalificação de um edifício existente (restaurante e alojamento), na vila de Castro Laboreiro, implantado num local com magníficas vistas para a Serra do Gerês. Apesar de não se incluir nas nossas intervenções mais importantes em unidades turísticas, é um exemplo de uma requalificação que conseguiu melhorar substancialmente a imagem exterior e os espaços do estabelecimento, apesar de ter sido limitada ao essencial em função de um orçamento muito limitado. No exterior, esse objetivo foi obtido com a utilização de materiais e técnicas tradicionais, e pequenas ampliações pontuais na volumetria e cobertura. Possui restaurante com esplanada panorâmica e 7 quartos.  

.

.

Data da obra: 2005

PAVILHÃO MULTIUSOS, SANTA MARTA DO PINHAL, SEIXAL

Dono de obra:  TAGIDINVEST, LDA

Edifício industrial multifuncional, com sete armazéns / frações distintas, todas com dois pisos, o piso superior destinado a zona administrativa. 

 

.

.

Data da obra: 2001 - 2008

"O OUTEIRO" (Restaurante e Alojamento), PINCÃES, CABRIL, MONTALEGRE

Um edifício construído de raiz, totalmente revestido com granito da região, implantado num local elevado, com magníficas vistas para a Serra do Gerês. Inicialmente projetado como Pensão ("O Outeiro"), com 13 quartos e restaurante, acabou por ficar classificado como Alojamento Local em resultado do longo período em que decorreu a obra. Também assumiu um outro nome, mais "pitoresco"...  

     

.

.

Data da obra: 1998

CASA EM S.JOÃO, QUINTA DA TAPADA, CERDEIRA, ARGANIL

Uma obra semelhante à da Casa do Monte, do mesmo proprietário, mais mais simples e menos ambiciosa, desta vez no vale de S. João.  

 

 

.

Data da obra: 1996 - 1997

CASA DO MONTE, CERDEIRA, ARGANIL

Recuperação de uma antiga e rústica casa em xisto, isolada no cimo do "seu" monte, no vale serpenteante da ribeira da Dreia, com o objetivo de criar a habitação permanente do proprietário. A casa original foi totalmente demolida e depois reconstruída, em estrutura de betão e paredes de tijolo, integralmente revestidas com xisto, partindo da volumetria e implantação iniciais. Mais tarde, no leito do vale, foi adicionada uma piscina e respetivo anexo de apoio.  

.

.

.

Data da obra: 1995 - 1997

EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO, ALCOCHETE

Dono de obra:  CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOCHETE

Empreiteiro:  SILVÉRIO & MELRO, LDA

Recuperação do edifício dos Paços do Concelho. Todo o interior foi reconstruído de raiz, tendo-se mantido, na íntegra, a fachada principal e uma das fachadas laterais, tendo a outra sido parcialmente modificada. Introduziu-se uma cave para arquivo e vários espaços de trabalho e formação na zona da cobertura. O piso de entrada foi transformado numa ampla zona de exposições. O salão nobre foi mantido no seu traçado original. As referências ribeirinhas da região estão presentes nos tetos curvos em madeira (...cascos de navios) e a escultura de José Canoeiro Freire remete-nos para essas e outras características tradicionais da região. Um projeto e uma obra que nos deu especial prazer... 

 

.

.

Data da obra: 1995 - 1997

PAVILHÃO POLIDESPORTIVO DO ALTO DO MOINHO, CORROIOS, SEIXAL

Dono de obra:  CENTRO CULTURAL E RECREATIVO DO ALTO DO MOINHO

Empreiteiro:  TECNISUL, LDA

Pavilhão com 3.300m2 de construção total e capacidade para 1200 espetadores. Além do campo principal, possui uma área para atividades gimnodesportivas, três auditórios e uma zona administrativa, incluindo uma pequena biblioteca. Capacidade para transmissões televisivas. Obra financiada pelo município do Seixal, tendo o complexo sido classificado como pavilhão municipal. 

  

.

.

.

Data da obra: 1993

MORADIA, QUINTA DA GLÓRIA, ALANDROAL

Recuperação de um monte alentejano, com a ampliação da casa principal e recuperação de um tanque existente para piscina. Uma obra onde o pormenor fez a diferença e se respeitaram os materiais e técnicas tradicionais da região. 

 

.

.

 

 

PEDRO DE ALMEIDA CARVALHO, ARQUITECTO - Projectos, Consultoria e Formação em Construção Civil, Lda

Av. D. Luís I, 15, cv dtª, Alfragide   2610-055 AMADORA

Telef/Fax:  213 012 843       Telem:  967 062 711

E.mail: pedroalmeidacarvalho@gmail.com        Skype:  ppaacc        Facebook: www.facebook.com/pacarquitecto